Seleção de lentes do módulo da câmara

January 20, 2024

últimas notícias da empresa sobre Seleção de lentes do módulo da câmara

Prefácio: Ao selecionar uma lente, um indicador importante ao qual devemos prestar atenção é se a CRA do sensor e da lente coincide.levará ao aparecimento de sombra luminosa ou sombra de corEste artigo introduz principalmente o conceito de CRA.

 

1O que é a CRA?
O desempenho do sensor está relacionado com a sensibilidade do próprio sensor e o ângulo de incidência da luz no sensor.O ângulo em que a luz entra no pixel do sensor é determinado pela CRA da lente e pelo layout de abertura da Micro Lens do sensor (CRA do sensor).
CRA é a abreviação de Chief Ray Angle, que significa ângulo de luz chave.O ângulo máximo em que a luz pode ser focada num pixel é definido como um parâmetro chamado ângulo dominante (CRA)A resposta dos pixels neste ângulo é reduzida para 80% da resposta dos pixels a zero graus (onde o pixel é perpendicular à luz).

últimas notícias da empresa sobre Seleção de lentes do módulo da câmara  0

Teremos um parâmetro CRA ao selecionar uma lente, e também haverá um parâmetro CRA ao selecionar um sensor (há uma microlente no pixel do sensor, que é por isso que há um sensor CRA).Ao selecionar a lente e o sensor, a CRA Os parâmetros devem ser o mais próximos possível (geralmente não mais de 3 graus).Quando a lente CAR é menor do que o sensor CRAÉ recomendável escolher a configuração em que a CRA da lente é menor que a CRA do sensor,porque o sombreamento de luma é mais fácil de lidar do que o sombreamento de cor e o ISP de backend. .

últimas notícias da empresa sobre Seleção de lentes do módulo da câmara  1

últimas notícias da empresa sobre Seleção de lentes do módulo da câmara  2

2Porque é que o CRA leva ao lu ma shading?
Quando a CRA da lente é menor que a CRA do sensor, it is understood from the definition that the maximum light angle of light incident on the pixel from the lens is smaller than the maximum light angle of light incident on the pixel through the sensor micro lens, mas o caminho de imagem da luz é a lente- --> sensor micro-lente ---> pixel, por isso, quando o incidente de luz para a lente CRA é satisfeito (ou seja, a faixa do ângulo de incidente de luz é 0-CRA,que é o ângulo máximo de luz incidente), ao passar pela micro-lente do sensor, o micro A CRA da lente é maior, o que faz com que os pixels na borda do sensor percam luz, resultando em vinhetas.

 

3Porque é que o CRA causa sombreamento de cor?

últimas notícias da empresa sobre Seleção de lentes do módulo da câmara  3

A imagem acima é a estrutura interna do sensor.A função da micro lente no sensor é focar a luz e introduzir a luz incidente para o ponto de pixel correto (você pode ver que quando não há micro lente, a luz é incidente verticalmente e a luz na borda não pode iluminar o pixel. ), quando o ângulo CRA da luz incidente excede a CRA do sensor,Isso fará com que a luz que passa pelo filtro R brilhe no pixel G., causando intermitência entre os pixels e sombreamento de cor;

últimas notícias da empresa sobre Seleção de lentes do módulo da câmara  4

Como mostrado na figura acima, quando a luz é incidentes verticalmente (ou seja, quando a CRA é 0), a luz pode ser incidentes corretamente no pixel, mas a CRA da lente é difícil de ser 0.Quanto maior o campo de visão da lente, quanto maior for o valor da ARC. Na verdade, movendo a microlente, a luz incidente em um grande ângulo é guiada para o pixel correto,de modo a assegurar uma imagem normal (conforme mostrado na figura b). Portanto, o ângulo máximo do caminho da luz que a micro-lente do sensor pode corrigir é a CRA do sensor. No entanto, quando a CRA da lente é maior que a CRA do sensor,O sensor não pode corrigir todos os raios de luz incidente de grande ângulo para os pixels corretos, deslocando a micro-lente, o que levará a sombreamento de cor.